4.º Congresso de Direito do Urbanismo

25 e 26 de setembro de 2025, no Hotel Altis,em Lisboa

O 4.º Congresso de Direito do Urbanismo realiza-se nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, em Lisboa, no Hotel Altis, sob coordenação científica da Professora Doutora Fernanda Paula Oliveira. Reunindo académicos, juristas, urbanistas, representantes da administração pública e profissionais ligados ao planeamento urbano e à reabilitação, o Congresso constitui uma oportunidade de debate aprofundado sobre os grandes temas que marcam a evolução do direito do urbanismo em Portugal.

A edição de 2025 estrutura-se em quatro sessões temáticas, abordando o estado do ordenamento do território, a gestão urbanística e a reabilitação urbana, os instrumentos para a sustentabilidade e as práticas do direito do urbanismo nos tribunais e na advocacia.

Dia 25 de setembro: Planeamento, Ordenamento e Gestão Urbanística

A sessão de abertura centra-se no planeamento e ordenamento do território, com destaque para a apresentação do Relatório do Estado do Ordenamento do Território 2024, pela Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo. Seguem-se intervenções sobre a classificação e reclassificação dos solos nos planos municipais e a apresentação de planos municipais considerados inspiradores, como o Plano Diretor Municipal do Porto e o Plano de Urbanização de Évora.

Durante a tarde, a segunda sessão será dedicada à gestão urbanística e reabilitação urbana. O programa inclui um balanço do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, a análise das recentes alterações ao regime do alojamento local, bem como a reflexão sobre as unidades de execução na prática. A sessão termina com um debate sobre a atualidade e relevância da política de reabilitação urbana em Portugal, contando com a participação do Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Dia 26 de setembro: Sustentabilidade e Direito do Urbanismo na Prática

O segundo dia do Congresso abre com a sessão dedicada aos instrumentos para a sustentabilidade. Serão abordados temas emergentes como a inovação de base natural no planeamento urbano, o princípio da Artificialização Líquida Zero (Zéro artificialisation Nette, ZAN), a transição energética nas cidades e a evolução do conceito de cidades inteligentes para territórios inteligentes.

A última sessão foca o direito do urbanismo na prática, trazendo para o debate a perspetiva dos tribunais administrativos e do Tribunal Constitucional, bem como a experiência de advogados e consultores na aplicação prática do direito urbanístico. Esta sessão reúne juízes conselheiros, desembargadores e advogados de prestigiadas sociedades, proporcionando uma visão abrangente sobre os desafios e soluções jurídicas neste domínio.

O 4.º Congresso de Direito do Urbanismo assume-se como um espaço de encontro entre diferentes atores do setor, promovendo a reflexão crítica sobre as políticas públicas, os instrumentos jurídicos e os caminhos de futuro para o urbanismo em Portugal. Conheça o Programa e informações adicionais na página do evento.

Município(s):
Data / Período:

25 Set 2025 até 26 Set 2025

Etiquetas

Abordagens territoriais Adaptação climática Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Arquitetura Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Consulta Pública Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Exposição Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas