Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão e Museu do Património da Vista Alegre distinguidos com Prémios Regio Stars 2018

Dois projectos portugueses foram distinguidos como boas práticas em desenvolvimento regional pela Comissão Europeia

Dois projetos portugueses foram distinguidos com prémios Regio Stars 2018, cuja cerimónia, presidida pela Comissária para a Política Regional Corina Creţu,  decorreu na passada terça-feira, em Bruxelas.

O Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão foi distinguido na categoria ‘Apoiar a transição industrial inteligente’. Integra a estratégia local de inovação e investimento e consistiu na transformação de um pavilhão multiusos com 15 anos num espaço que permitiu atrair 14 empresas e criar cerca de 500 postos de trabalho altamente qualificados numa cidade de cariz rural com menos de 15 000 habitantes. Representou um investimento de 2,4 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, através do Programa Centro 2020. Veja o vídeo de apresentação do projeto.

Os projetos premiados foram selecionados por um júri de 15 peritos, que avaliou 102 candidaturas a esta competição europeia promovida pela Comissão Europeia com o objetivo de identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos originais e inovadores financiados pela Política de Coesão da União Europeia que sejam atrativos e inspiradores para outras regiões.

Na categoria ‘Escolha do Público’ foi distinguido o projeto de requalificação e ampliação do Museu do Património da Vista Alegre, em Ílhavo.  Permitiu requalificar o património histórico da Vista Alegre, criando mais de 100 postos de trabalho diretos e representou um investimento de 44 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, através do Programa Centro 2020 e do Compete 2020. Veja o vídeo de apresentação do projeto.

A 'Instalação do i3S', da Universidade do Porto, o 'Interreg Sudoe ClimACT', coordenado pelo Instituto Superior Técnico e projeto 'Kastelo', da Associação NOMEIODONADA IPSS, eram os restantes projetos portugueses entre os finalistas.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas