Concurso URBACT para Redes de Transferência

Aberto novo concurso URBACT para constituição de Redes de Transferência entre cidades!

O concurso para Redes de Transferência URBACT está aberto até 10 de Janeiro de 2018 e a ele podem concorrer todas as cidades europeias, incluindo municípios e freguesias portuguesas, independentemente da sua dimensão ou localização.

As Redes de Transferência são uma tipologia nova no Programa URBACT, o maior programa europeu de cooperação territorial com enfoque nas cidades e no desenvolvimento urbano sustentável e integrado.

O que é uma Rede de Transferência URBACT?
Uma Rede de Transferência é uma rede de cidades constituída por uma cidade “Boa Prática URBACT” e por outras cidades europeias, com quem partilha e apoia a aplicação da sua boa prática.

Apenas as cidades que tenham sido premiadas com o selo “Boa Prática URBACT” serão elegíveis para propor, liderar e partilhar as suas boas práticas numa Rede de Transferência. As cidades interessadas em “receber” a boa prática selecionada e em testá-la no seu contexto devem associar-se na candidatura como parceiros na rede, designando-se "Cidades de Transferência".

Constituição das redes

O URBACT prevê 2 fases no processo de constituição das redes:

  • Fase I: 6 meses para a definição da parceria final e de uma proposta completa do projeto (submetida por um grupo de 3 cidades);
  • Fase II: 24 meses para a implementação das atividades previstas pela parceria (com um mínimo de 5 e um máximo de 8 parceiros).

Entre as 2 fases há lugar a uma avaliação administrativa de elegibilidade e a uma avaliação de qualidade da parceria proposta. O Comité de Monitorização URBACT tem a última palavra na aprovação das redes que passam à 2.ª fase. Serão aprovadas até 25 Redes de Transferência.

Orçamento

Cada Rede de Transferência dispõe de um orçamento máximo de 80.000 euros para a Fase I e de um máximo de 600.000 euros para o conjunto das 2 fases.

Saiba mais

Para saber mais sobre as Redes de Transferência e as condições específicas de submissão de candidaturas, consulte o site do URBACT e a página nacional URBACT.
 

Etiquetas:
Data / Período:

10 Jan 2018

Documento(s) e website(s) de referência:
Ponto de contacto:

Ponto URBACT Nacional - Ana Resende

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas