Conferência Científica ESPON 2018

A 14 de novembro, em Londres, realiza-se a Conferência Científica ESPON 2018

A 14 de novembro, em Londres, realiza-se a Conferência Científica ESPON 2018, tendo como propósito compartilhar e debater experiências e desafios futuros no desenvolvimento e coesão territoriais, no sentido de encontrar novas abordagens e ferramentas científicas de investigação.

Os principais grupos-alvo deste encontro são investigadores e especialistas, mas também decisores políticos, partes e profissionais do planeamento regional e urbanos interessados ​​nos últimos desenvolvimentos e tendências para apoiar a formulação de políticas, abordando a dimensão territorial no seu desenvolvimento.

A conferência tem início com um conjunto de oradores principais, fornecendo uma visão geral sobre novas tendências no campo do desenvolvimento territorial para inspirar o público a um debate aberto. Seguem-se duas sessões paralelas de reflexão sobre novos conceitos, métodos, indicadores, tipologias, ferramentas, mapas e modelos, nas quais serão abordados três temas específicos, versando os desafios comuns que se colocam nestas matérias:

::: ::: ::: Inter-relações territoriais: no contexto do número crescente de cidades e regiões empenhadas no desenvolvimento espacial de áreas urbanas transfronteiriças e funcionais, assoma a necessidade de se fortalecerem as capacidades analíticas, de formulação de políticas, monitorização e avaliação, com recurso a metodologias que permitam avaliar as inter-relações territoriais, as áreas funcionais e o desenvolvimento territorial para além das unidades administrativas estáticas clássicas.

::: ::: ::: Desenvolvimento territorial integrado: desenvolvimento e utilização de metodologias capazes de monitorizar e mensurar o desenvolvimento territorial integrado, face à introdução pela Comissão Europeia de novos instrumentos para implementação de estratégias territoriais integradas, combinando vários fundos e abordando o desenvolvimento de um território em todos os sectores.

::: ::: ::: Novas fontes de dados: a utilização das fontes de informação tradicionais, como estatísticas administrativas oficiais, acarreta custos de demora e não abrange todos os temas de interesse no que concerne à coesão territorial, importando desenvolver e utilizar metodologias que utilizem novas fontes e ferramentas de dados para observar as tendências do desenvolvimento territorial, designadamente informações da análise de atividades da Internet e redes sociais.

A encerrar os trabalhos, um painel de debate entre representantes de instituições científicas europeias refletirá sobre os métodos clássicos e inovadores de investigação territorial.

Conheça o programa da Conferência Científica ESPON 2018 e saiba mais sobre o Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON 2020.

Data / Período:

14 Out 2018

Artigos relacionados: