Évora Capital Europeia da Cultura em 2027

Com um conceito inspirado no ‘Vagar’, Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus

Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, a par da cidade letã de Liepaja. Esta será a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). O anúncio foi feito no dia 7 de dezembro de 2022, por um painel de peritos independentes, encerrando um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades portuguesas, quatro seleccionadas na lista de finalistas, Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

A Capital Europeia da Cultura terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus. Com um conceito inspirado no ‘Vagar’, que representa um modo de vida e um elemento forte do património imaterial alentejano, refletindo a necessidade de a Europa e os europeus passarem para uma ‘filosofia de vida lenta’, a candidatura baseia-se em três eixos, herança cultural, intangibilidade e biodiversidade do território, para a promoção do tecido cultural da região.

Portugal passará também a eleger anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura, que caberá nas três primeiras edições, em 2024, 2025 e 2026, às três cidades que não foram escolhidas. Aveiro, Braga e Ponta Delgada contarão com dois milhões de euros anuais, num alicerce financeiro que envolve também os ministérios da Economia e da Coesão Territorial.

Desde 1985, as Capitais Europeias da Cultura tornaram-se num dos projetos culturais mais ambiciosos e apreciados da União Europeia. As três Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia), as próximas serão Veszprém (Hungria), Elefsina (Grécia) e Timisoara (Roménia), em 2023; Tartu (Estónia), Bad Ischl (Áustria) and Bodø (Noruega), em 2024; Chemnitz (Alemanha) eNova Gorica (Eslovénia), em 2025; Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia), em 2026.

 

Município(s):
Data / Período:

12 Dez 2022

Artigos relacionados:

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas