Todas as cidades são bem-vindas ao festival “Boas Práticas – Melhores Cidades”, que se realiza entre 3 e 5 de outubro de 2017, em Tallinn, na Estónia e que reunirá centenas de agentes urbanos e funcionários autárquicos interessados em melhorar as abordagens sobre o desenvolvimento urbano sustentável. Os participantes irão descobrir as Boas Práticas URBACT recentemente premiadas, procurar potenciais parceiros para as novas Redes de Transferência e voltar a casa com novas ideias no que se refere ao melhoramento da vida nas suas cidades sem aumentar as despesas.
O URBACT, programa europeu de aprendizagem e troca de experiências sobre desenvolvimento urbano sustentável integrado, ganhou uma vasta reputação no que concerne à organização de eventos que desafiam, unem e inspiram os agentes urbanos – e o Festival da Cidade URBACT, em Tallinn, não será exceção. Os participantes serão conduzidos por um pacote programático de dois dias com trocas de experiências e encontros-surpresa. Para aqueles que chegarem no dia anterior à abertura oficial do festival, há visitas opcionais à cidade na tarde do dia 3 e uma cerimónia de entrega dos prémios Boas Práticas nessa noite, com a presença do presidente da autarquia de Tallinn. Workshops, painéis de discussão e sessões de networking serão realizados no Telliskivi Creative City, um lugar com um espírito criativo único que faz igualmente parte do programa, tal como os oradores e as sessões.
Ideias para melhorar as cidades
As Boas Práticas URBACT que vão ser apresentadas no festival já foram experimentadas e testadas por cidades desde Aarhus, na Dinamarca, até Zaragoza, em Espanha. São soluções práticas que respondem a desafios diários, tais como as alterações demográficas, ambientais ou climatéricas, desemprego ou pobreza urbana. Estão todas disponíveis aqui, com os contactos dos profissionais diretamente responsáveis por elas (http://urbactcityfestival.eu/practice.html (link is external)).
Quem pode participar?
- Todas as cidades que apresentaram candidatura ao concurso Boas Práticas
- Cidades de qualquer dimensão interessadas em juntar-se a uma Rede de Transferência
- Agentes urbanos, decisores políticos e representantes eleitos a nível local, regional, nacional ou internacional
Ao desenhar o evento, o URBACT teve em mente incluir cidades de todas as dimensões. O objetivo é proporcionar a cidades pequenas ou de média dimensão as luzes da ribalta muitas vezes reservada apenas a capitais.
Inscreva-se em urbactcityfestival.eu