A cidade de Guimarães foi selecionada pela Comissão Europeia como Cidade Piloto, no âmbito da iniciativa Circular Cities and Regions Initiative (CCRI) | Iniciativa Cidades e Regiões Circulares. Matosinhos e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões foram selecionadas como Cidades Parceiras. A iniciativa recebeu 100 candidaturas de cidades e regiões europeias, 12 das quais vão agora assumir o estatuto de Cidades Piloto e 25 de Cidades Parceiras.
Lançado pela Comissão Europeia como parte do Plano de Ação para a Economia Circular, esta iniciativa apoiará cidades e regiões da Europa na implementação de medidas para a transição para uma economia circular, contribuindo também para a implementação do Acordo Verde Europeu e da estratégia europeia da bioeconomia.
Esta participação permitirá agora a estas cidades e regiões dar a conhecer o potencial circular do seu território e beneficiar de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento, implementação e melhoria dos seus Planos de Ação para a Economia Circular, Planos de Investimento para a Economia Circular e Soluções Sistémicas Circulares, bem como para a melhoria da sua capacidade de monitorizar projetos circulares.
Recorde-se que, a nível nacional, Guimarães integra as redes CApt2 e Rurban Link da Iniciativa Nacional Cidades Circulares, liderando a rede CApt2.
Conheça a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares e todas as cidades e regiões agora selecionadas, na sua página oficial.