O URBACT acaba de lançar uma nova publicação, intitulada ‘Good Practice Transfer - Why not in my City?’, sobre as Redes de Transferência deste programa e, em particular, o exemplo de 23 cidades europeias, de variadas dimensões e diferentes níveis de desenvolvimento, que transferiram e adaptaram boas práticas urbanas para os seus contextos locais enquanto aprendiam com os seus pares europeus.
O concurso URBACT para Redes de Transferência de Boas Práticas desenvolveu-se em duas fases: primeiro, um concurso público, que conduziu à aprovação de 97 Boas Práticas de toda a Europa; segundo, um convite à apresentação de propostas restrito às cidades 'boas práticas' para liderarem uma Rede de Transferência, resultando na aprovação de 23 redes. O percurso destas redes chegou agora ao fim, estando agora o URBACT a divulgar os seus resultados.
Aveiro é a cidade portuguesa presente, com um relato da sua experiência na Rede de Transferência ‘Card4All’, que partiu de uma boa prática originária da cidade espanhola de Gijón, um cartão de cidadão local que constitui uma ferramenta para a integração de serviços, permitindo uma redução na burocracia, poupança de tempo e um melhor acesso aos serviços.
Os exemplos de transferência de boas práticas encontram-se divididos de acordo com as 3 dimensões da Nova Carta de Leipzig: 'verde', 'justa e 'produtiva'.
Aceda à publicação completa em formato PDF e saiba mais sobre o Programa URBACT.