Portugal vence Prémio da Paisagem do Conselho da Europa com projeto das Aldeias da Serra da Lousã

Portugal recebe pela primeira vez a mais alta distinção europeia no âmbito da paisagem

A candidatura portuguesa ‘Aldeias da Serra da Lousã - Onde as aldeias soam a único’, promovida pela Câmara Municipal da Lousã, foi a grande vencedora da 8.ª edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, a mais alta distinção europeia no âmbito da paisagem. Este reconhecimento internacional surge depois de o projeto ter conquistado, em 2022, o Prémio Nacional da Paisagem, promovido pela Direção-Geral do Território.

O projeto destaca-se pela requalificação da paisagem serrana que abrange cinco aldeias tradicionais – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal –, num esforço integrado de preservação ambiental, recuperação patrimonial e dinamização socioeconómica. A iniciativa tem vindo a inverter um histórico de abandono e degradação, assegurando a proteção dos valores naturais e culturais da região.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa foi atribuído na reunião do Comité de Ministros, decorrida entre 24 e 26 de fevereiro, com base na recomendação de um júri independente. A distinção reconhece o impacto positivo do projeto na proteção, gestão e planeamento da paisagem, destacando a sua implementação por uma autoridade local e a articulação entre diversos setores da sociedade, incluindo habitantes, especialistas, entidades administrativas e académicas, a nível regional, nacional e europeu.

Para além da valorização do patrimônio e do potencial económico, o projeto também se afirmou como um modelo de prevenção de incêndios florestais e de reabilitação de áreas e edifícios abandonados. O júri salientou ainda a capacidade da iniciativa em sensibilizar as comunidades locais para a importância da paisagem, fomentando um desenvolvimento territorial sustentável.

Conheça todos os projetos europeus candidatos ao prémio e saiba mais sobre a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas