Prémio Nacional da Paisagem 2022 atribuído às Aldeias da Serra da Lousã

Conheça o candidato nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

O Prémio Nacional da Paisagem 2022 foi atribuído à candidatura apresentada pelo Município da Lousã, ‘Aldeias da Serra da Lousã - Onde as aldeias soam a único’, pelas políticas e medidas desenvolvidas que, ao longo do tempo, permitiram a recuperação do património edificado e revitalização das aldeias, atribuindo-lhe novas funções que evitaram o seu abandono e declínio. O Júri assinalou ainda a pretensão do projeto pretender evoluir no sentido da criação de uma Paisagem Protegida, iniciativa que vai ao encontro do objetivo maior das metas das políticas europeias para 2030 no âmbito da conservação da natureza e da biodiversidade.

O vencedor deste prémio será o candidato nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa 2023.

Foram ainda atribuídas menções honrosas às seguintes candidaturas:

‘Montalegre - Uma Ideia da Natureza! I Paisagem Agro-Silvo-Pastoril no Parque Nacional da Peneda-Gerês’, apresentada pelo Município de Montalegre, pela qualidade da paisagem e pela abordagem à gestão de um território agro-silvo-pastoril que se mantem vivo e que integra atividades que garantem a manutenção de uma paisagem produtiva, tradicional, de grande qualidade cénica e com importante contribuição para a manutenção dos serviços dos ecossistemas.

‘Renature Monchique’, apresentada pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, pela qualidade e inovação da iniciativa e as medidas previstas no projeto, com foco na recuperação de uma paisagem ardida, apresentando uma proposta para um problema atual.

‘Da Serra d'Agra à Foz do Âncora - A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima’, apresentada pelo Município de Caminha e que tem como entidades parceiras os Municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

A 4ª edição do Prémio Nacional da Paisagem registou a receção de 22 candidaturas: 17 da iniciativa de municípios, 2 provenientes de Associações de Municípios, 2 de Organizações Não Governamentais e 1 de Região Autónoma.

O Prémio Nacional da Paisagem 2022 foi entregue em cerimónia pública no dia 12 de dezembro, no âmbito da 5.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

(Re)veja a cerimónia de entrega do prémio e acompanhe a Política Nacional da Arquitetura e Paisagem no seu website e nas redes sociais.