O projeto ‘Transporte a Pedido’, uma iniciativa da CIM Médio Tejo é um dos finalistas dos prémios europeus RegioStars 2021. Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional, com uma solução alternativa e inovadora de transporte público para uma zona de baixa densidade, com escassez de transporte.
O projeto, iniciado em 2013, cobre atualmente mais de 70 circuitos em 13 concelhos (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha) e é utilizada por mais de 1200 passageiros por mês, tendo sido já replicado noutras zonas do país.
Os Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia, têm como principal propósito a identificação de boas práticas e novas abordagens no desenvolvimento regional, destacando projetos originais e inovadores que possam ser atraentes e inspiradores para outras regiões. Os vencedores da edição deste ano (um por cada categoria) serão decididos por um júri independente e conhecidos a 2 de dezembro, numa cerimónia pública.
Adicionalmente, este projeto português concorre com os 25 finalistas das cinco categorias a concurso para o 'Prémio do Público'. Os votos estão abertos a todos os cidadãos europeus e decorrem ‘on-line’ até 15 de novembro, na plataforma RegioStars Awards. Participe!