No próximo dia 9 de maio, o Ponto URBACT Nacional e o Fórum das Cidades promovem o seminário Pensar a cidade: a dimensão urbana do desenvolvimento sustentável, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30, aberto a toda a comunidade cívica e prática envolvida e interessada em políticas de desenvolvimento urbano e local.
As cidades concentram hoje a maioria da população, das atividades económicas e da riqueza, sendo os lugares de maior potencial para a dinamização do crescimento económico e do emprego, da competitividade e da inovação. Não obstante, são simultaneamente os lugares onde mais se concentram complexos problemas ambientais e fenómenos de exclusão e polarização social, com consequências severas para a qualidade de vida dos seus cidadãos e para a coesão do tecido social. Este seminário reunirá decisores políticos e técnicos dos níveis europeu, nacional e local, numa reflexão sobre a dimensão urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão territorial, com particular atenção sobre a Agenda Urbana para a União Europeia e as experiências de cidades portuguesas no envolvimento em algumas das suas parcerias e em redes europeias de cidades URBACT III.
O seminário será aberto por S. Ex.ª Secretária de Estado de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, e encerrado por S. Ex.ª Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e contará com apresentações de Olivier Baudelet, Chefe de Equipa de Políticas Urbanas da DG Regio, Comissão Europeia e de Emmanuel Moulin, Diretor do Secretariado do Programa URBACT e uma intervenção sobre regeneração urbana, e com três painéis de debate: dois, compostos por técnicos envolvidos em redes europeias URBACT, dedicados aos temas de economia e emprego local e de inclusão social e participação; um painel final, de discussão sobre a Agenda Urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável.
Conheça o programa e inscreva-se em:
pensaracidade.dgterritorio.pt