No passado dia 20 de abril, os parceiros das últimas redes URBACT III encontraram-se em Coimbra para partilharem as suas experiências e darem a conhecer os impactos do programa URBACT, num evento promovido pelo Ponto URBACT Nacional, sob a responsabilidade da Direção-Geral do Território, coorganizado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O 3.º Encontro Nacional URBACT III teve lugar no Convento de São Francisco, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Coimbra. O evento contou com a participação dos parceiros URBACT portugueses das Redes de Planeamento de Ação em curso, das Redes Piloto ativas e, ainda, das Redes de Transferência cujos trabalhos foram concluídos em 2021. Estiveram ainda presentes representantes da Direção-Geral do Território (DGT), das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidades que constituem o Grupo de Ligação URBACT.
O Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, e o Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, deram início ao Encontro, destacando a relevância, para as cidades portuguesas, da participação em redes URBACT. Seguiu-se a apresentação do balanço nacional do URBACT III, por Maria João Matos, Ponto URBACT Nacional e, ainda antes do almoço de networking, os participantes interagiram através de atividades de 'quebra-gelo', com oportunidade para os parceiros falarem de momentos marcantes da sua experiência URBACT.
A tarde foi preenchida com uma sessão de 'world café', em que os participantes se distribuíram em cinco grupos distintos e partilharam os impactos gerados pelo URBACT nas suas cidades e regiões, ao que se seguiu um debate com todos, onde se propuseram formas de amplificar o URBACT. Houve ainda tempo para Fernando Rosa, representante nacional do Comité de Monitorização URBACT, falar do URBACT IV, o novo programa a ser lançado no verão de 2022.
Este regresso aos encontros presenciais teve grande adesão por parte dos parceiros URBACT, que puderam retomar o espírito de encontro e intensa partilha de experiências, característicos do programa, num espaço inspirador e cujas excelentes condições contribuíram para o sucesso do evento.
Explore a página URBACT Portugal e siga o URBACT Portugal no Facebook.