Conheça os Vencedores dos Prémios Novo Bauhaus Europeu

A plataforma de sustentabilidade AYR do CEiiA em Matosinhos é um dos 20 projectos vencedores da 1.ª edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu

A Comissão Europeia, através da comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e da comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, anunciou os 20 vencedores da 1.ª edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu e das Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu.

Este galardão visa premiar as melhores práticas, os exemplos e os conceitos que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão do Novo Bauhaus Europeu. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar a 16 de setembro, em Bruxelas, apenas um dia após a adoção da Comunicação que define o conceito do Novo Bauhaus Europeu, juntamente com ações políticas e oportunidades de financiamento.

Dos 60 projetos pré-selecionados, os Prémios Novo Bauhaus Europeu foram atribuídos em 10 categorias diferentes. Os vencedores foram selecionados por um júri composto por 80 personalidades de vários sectores e Estados-Membros da União Europeia, que analisaram mais de 2 mil projetos de toda a Europa.

Os vencedores de cada categoria receberão 30 000 euros. Os prémios Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu atribuídos em 10 categorias têm um valor monetário de 15 000 euros, destinando-se a apoiar conceitos e ideias desenvolvidos por jovens talentos com menos de 30 anos de idade.

A Plataforma de Sustentabilidade AYR do CEiiA, uma plataforma portuguesa de aceleração da sustentabilidade e da neutralidade carbónica desenvolvida em Matosinhos, foi o projecto vencedor na categoria 'Produtos e Estilo de Vida'. Este projeto pretende quantificar e valorizar as emissões evitadas, permitindo o envolvimento dos cidadãos e comunidades na descarbonização das suas cidades.

Saiba mais sobre o Novo Bauhaus Europeu, conheça todos os detalhes dos Prémios e visite a exposição virtual dos vencedores.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas