A Comissão Europeia, através da comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e da comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, anunciou os 20 vencedores da 1.ª edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu e das Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu.
Este galardão visa premiar as melhores práticas, os exemplos e os conceitos que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão do Novo Bauhaus Europeu. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar a 16 de setembro, em Bruxelas, apenas um dia após a adoção da Comunicação que define o conceito do Novo Bauhaus Europeu, juntamente com ações políticas e oportunidades de financiamento.
Dos 60 projetos pré-selecionados, os Prémios Novo Bauhaus Europeu foram atribuídos em 10 categorias diferentes. Os vencedores foram selecionados por um júri composto por 80 personalidades de vários sectores e Estados-Membros da União Europeia, que analisaram mais de 2 mil projetos de toda a Europa.
Os vencedores de cada categoria receberão 30 000 euros. Os prémios Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu atribuídos em 10 categorias têm um valor monetário de 15 000 euros, destinando-se a apoiar conceitos e ideias desenvolvidos por jovens talentos com menos de 30 anos de idade.
A Plataforma de Sustentabilidade AYR do CEiiA, uma plataforma portuguesa de aceleração da sustentabilidade e da neutralidade carbónica desenvolvida em Matosinhos, foi o projecto vencedor na categoria 'Produtos e Estilo de Vida'. Este projeto pretende quantificar e valorizar as emissões evitadas, permitindo o envolvimento dos cidadãos e comunidades na descarbonização das suas cidades.
Saiba mais sobre o Novo Bauhaus Europeu, conheça todos os detalhes dos Prémios e visite a exposição virtual dos vencedores.