Encontro(s) InC2

28 e 29 de junho, em Guimarães, dois dias de Encontro(s) InC2, promovidos pela Direção-Geral do Território, em parceria com o município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem de Guimarães

Realizam-se nos dias 28 e 29 de junho, em Guimarães, dois dias de Encontro(s) InC2, promovidos pela Direção-Geral do Território, em parceria com o município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem de Guimarães:

  1. O primeiro encontro, In-reflection, no dia 28, é dedicado à análise e celebração interna dos resultados finais do trabalho das Redes Cidades Circulares, sendo de acesso reservado aos municípios que integram as quatro Redes Cidades Circulares, peritos, membros da Comissão de Acompanhamento da InC2, do Secretariado Técnico e convidados destas entidades.
  2. O segundo encontro, Outreach, no dia 29, aberto ao público e à participação de todos os interessados na promoção da economia circular nas cidades, é dedicado à divulgação pública dos resultados finais das Redes Cidades Circulares. Este encontro contará com a presença da Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e da Senhora Ministra da Coesão Territorial, nas sessões de abertura e de encerramento.

O total dos dois dias oferecerá aos participantes, tanto aos internos às quatro Redes Cidades Circulares constituídas no âmbito da InC2, como a todos os externos interessados em sustentabilidade urbana, uma visão completa do que foi o percurso destas redes desde o início até a finalização dos Planos Locais de Ação Integrada (PLAI) e ainda uma visão do futuro, sobre a implementação destes mesmos planos, com os desafios que serão levantados e os impactos que se espera alcançar.

O encontro In-reflection, no dia 28, tem início na Horta Pedagógica de Guimarães, onde será servido um almoço de receção aos participantes. Os trabalhos decorrerão durante o período da tarde, no Laboratório da Paisagem de Guimarães, tendo início com uma apresentação sobre o Estado da Arte da InC2, por Elisa Vilares, do Secretariado Técnico da InC2, e João Mourato, investigador do Instituto de Ciências Sociais e perito avaliador da Iniciativa Nacional Cidades Circulares.

Segue-se uma visita ao Laboratório da Paisagem de Guimarães, guiada pelo seu Diretor Executivo, Carlos Ribeiro, que é também o gestor da rede CApt2 (Circularidade da Água – por todos e para todos), a rede selecionada e constituída no Verão de 2021, no âmbito da InC2, para trabalhar sobre o tema prioritário Ciclo Urbano da Água. No final desta visita terá inicio uma série de conversas em formato de entrevista, em contexto informal, com a duração aproximada de 10 minutos cada, que visam debater cinco visões complementares sobre como chegar aos PLAI:

1) a visão dos coordenadores de rede, sobre questões de método de trabalho adotado para a sua elaboração;
2) dos
membros das equipas dos municípios parceiros de rede, sobre a sua implementação;
3) dos
membros dos Grupos de Planeamento e de Ação Local, sobre o modelo participativo;
4) dos p
eritos de rede, sobre oportunidades de financiamento e desafios futuros;
5) dos
representantes das CCDR, sobre a abordagem integrada.

As principais conclusões desta série de entrevistas serão apresentadas pelos relatores, Eurico Neves e Miguel Sousa, da INOVA +. Para o final deste dia estão ainda previstas atividades lúdicas promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, designadas Guimarães Circular, bem como um jantar que será servido no Paço dos Duques de Bragança e que contará com momentos de entrega de Óscares InC2, para algumas das melhores realizações das Redes Cidades Circulares, em diferentes áreas, e prémios para os melhores desempenhos na atividade Guimarães Circular.

O encontro Outreach, no dia 29, começa no Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde os participantes poderão assistir a breves apresentações sobre cada uma das três visitas programadas para o período da manhã e selecionar a visita em que pretendem participar:

1) visita ao CVR - Centro para a Valorização de Resíduos / Fibrenamics;
2) visita ao PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros; ou
3) visita ao DoneLab.

No final destas visitas, que decorrerão em paralelo, será servido um almoço no Centro Cultural Vila Flor, após o qual será formalmente aberta a sessão, pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, pela Senhora Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, e pela Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Territorial, Isabel Ferreira.  Esta sessão pública contará com a intervenção de um Keynote Speaker, seguida de uma série de debates com a duração aproximada de 25 minutos cada, em formato de mesa redonda com seis participantes, que visam debater quatro temas relacionados com os PLAI:

1) Com quem? sobre a mobilização dos atores locais para a implementação dos PLAI;
2) Como? que abordará a disponibilidade de recursos para a execução dos PLAI
;
3) Porquê?
sobre as questões relacionadas com o impacto dos PLAI na sustentabilidade e na qualidade de vida nas cidades; e por fim,
4) Quando? que abordará os momentos-chave de intervenção política.

A sessão será encerrada com uma intervenção da Senhora Ministra da Coesão Territorial.

Este encontro constitui uma oportunidade privilegiada para conhecer o principal resultado dos trabalhos das Redes Cidades Circulares e interagir com todos os envolvidos. As quatro Redes Cidades Circulares iniciaram os seus trabalhos em setembro de 2021 e apresentam agora, até ao final do mês de junho, 32 Planos Locais de Ação Integrada, desenhados com os atores locais, para acelerar a transição para a economia circular nos territórios dos municípios parceiros.

O evento tem um formato exclusivamente presencial, de participação livre, embora sujeito a inscrição prévia através do preenchimento do formulário disponível no website do evento. Inscreva-se!

 

Município(s):
Data / Período:

28 Jun 2023 até 29 Jun 2023