A Casa da Arquitectura associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com a exposição 'O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia', patente até 7 de setembro de 2025. A mostra, com curadoria de Jorge Figueira e curadoria-adjunta de Ana Neiva, percorre cinco décadas de prática arquitetónica em Portugal, refletindo sobre a forma como a arquitetura traduziu – e influenciou – o exercício da democracia e a transformação do território.
Dividida em cinco módulos temporais, esta exposição propõe uma leitura contextualizada da arquitetura portuguesa desde 1974: o momento revolucionário (Revolution), a adesão à Comunidade Europeia (Europa), a viragem do milénio (Fin-de-Siècle), a crise económica e identitária (Troika) e os desafios contemporâneos da era digital e climática (Wi-fi).
Maquetes, desenhos, fotografias e referências literárias e cinematográficas ilustram as várias abordagens, com especial atenção à diversidade geográfica, geracional e programática. A exposição integra o Programa Oficial das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e é acompanhada por um programa de atividades paralelas com curadoria de Nuno Sampaio e Jorge Figueira.