Guimarães, Porto e Lisboa entre as 100 cidades europeias neutras e inteligentes até 2030

Guimarães, Porto e Lisboa são as cidades portuguesas que participarão na 'Missão Cidades' da União Europeia para 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030

Guimarães, Porto e Lisboa são as cidades portuguesas que participarão na Missão da União Europeia para 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030, a chamada ‘Missão Cidades’. As 100 cidades anunciadas hoje pela Comissão Europeia provêm de todos os 27 Estados-Membros, com 12 cidades adicionais provenientes de países associados ou com potencial de associação ao Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE (2021-2027).

A Missão Cidades receberá 360 milhões de euros de financiamento do programa Horizonte Europa abrangendo o período 2022-23, para iniciar os caminhos da inovação para a neutralidade climática até 2030. As ações de investigação e inovação abordarão a mobilidade limpa, eficiência energética e planeamento urbano verde, oferecendo a possibilidade de construir iniciativas conjuntas e de intensificar as colaborações em sinergia com outros programas da UE.

As cidades participantes beneficiarão de aconselhamento e assistência dedicados prestados por uma plataforma específica gerida pela ‘NetZeroCities’, financiamento adicional e oportunidades de financiamento e a possibilidade de participar em grandes ações de inovação e projetos-piloto. A Missão oferece também oportunidades de ‘networking’, intercâmbio de melhores práticas entre cidades e apoio para envolver os cidadãos na missão.

A Comissão convidará as 100 cidades selecionadas a desenvolverem ‘Contratos das Cidades para o Clima’ (‘Climate City Contracts’), que incluirão um plano geral para a neutralidade climática em todos os sectores, como energia, edifícios, gestão de resíduos e transporte, conjuntamente com planos de investimento relacionados. Este processo envolverá cidadãos, organizações de investigação e o sector privado, com compromissos claros e visíveis assumidos pelas cidades.

Tendo em conta o grande interesse de 377 cidades em aderir à missão, a Comissão irá também a apoiar as cidades que não foram selecionadas, incluindo apoio através da Plataforma da Missão e oportunidades de financiamento no âmbito do Programa de Trabalho da Missão Cidades do Horizonte Europa.

A Comissão lançou a Missão para 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030 em setembro de 2021, com a adoção de uma comunicação sobre as missões da UE. Estas cinco Novas Missões são uma novidade do Horizonte Europa e apoiam as prioridades da Comissão, como o Pacto Ecológico Europeu ou o Novo Bauhaus Europeu, visando enfrentar grandes desafios nas áreas das alterações climáticas, cidades inteligentes, solos, alimentação e oceanos.

Conheça a lista completa de cidades selecionadas e acompanhe a Missão Cidades na página da iniciativa.