No seminário de encerramento do ClimAdaPT.Local, a 9 de dezembro de 2016, foi fundada a Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, composta por 30 municípios. O objetivo desta rede é o aumento da capacitação dos municípios portugueses para a incorporação de medidas de adaptação às alterações climáticas.
O projeto ClimAdaPT.Local foi iniciado em janeiro de 2015, tendo como objetivo iniciar no nosso país um processo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). Pretende-se pois que a rede agora constituída dê continuidade a este trabalho.
Os 30 municípios participantes têm já EMAAC aprovadas, estando a rede aberta à participação dos restantes municípios portugueses e outras entidades, como empresas, universidades ou ONG.
Os municípios que fazem parte da rede criada são: Almada, Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Mafra, Montalegre, Odemira, Porto, S. João da Pesqueira, Seia, Sintra, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.