Descubra nesta nova publicação do URBACT como este programa trouxe um impacto positivo, em temas como mobilidade urbana, empregos e competências, reutilização de espaços abandonados, adaptação às alterações climáticas, contratação pública, transição digital, inclusão de migrantes, pobreza e uso sustentável do solo, aos cidadãos de 40 cidades europeias.
Conheça os planos e ações que as cidades desenvolveram durante a sua participação nas Redes de Planeamento de Ação, como elas envolveram as partes interessadas locais no seu trabalho e de que forma pode o URBACT apoiar qualquer tipo de cidade.
A publicação ‘Cities in Action-Stories of Change’, à qual pode aceder integralmente em PDF, inclui duas cidades portuguesas, Fundão e Porto:
- O Fundão participou na rede AGRI-URBAN propondo a introdução de refeições saudáveis nas escolas públicas, com base nos produtos locais, promovendo ainda estratégias de redução de desperdícios alimentares. Pode conhecer o seu trabalho nas páginas 88 e 89 da publicação;
- O Porto integrou a rede SmartImpact com um projeto focado numa ideia de digitalização, com o objetivo de oferecer serviços desburocratizados ao cidadão, mapeando as suas necessidades e dando um cunho digital aos mesmos. Conheça este projecto nas páginas 34 e 35 da publicação.
As candidaturas para as últimas Redes de Planeamento de Ação financiadas pelo Programa URBACT III estão abertas até 17 de abril de 2019.